EXPEDIÇÃO ARTÍSTICA PLANISFÉRIO » divulgação-da-expedição

Publicado: 29 de novembro de 2011 | O tamanho real é de 595 × 1036 pixels

BEM VINDOS, PARTICIPEM!!!

CONCLAMAÇÃO À EXPEDIÇÃO PLANISFÉRIO _ MAOU

O TRÂNSITO é um hiato entre dois lugares_ um homem dentro de um carro está “entre”. A indagação sobre os sentidos do que possa ser esse “estar entre” é que nos parece hoje de grande importância. Na cidade_ o deslocamento das pessoas se dá como que dentro de um nevoeiro: o olhar é velado por uma cegueira funcional. O olho passeia sem se dar conta, sem devorar o que vê_ passeio anônimo e impessoal. E todos somos arrebatados, vez por outra, por essa cegueira. É próprio do hábito, da rotina insensibilizar o olhar. 
Conclamamos_ aqui_ pela necessidade de um trânsito que busca DESTILAR O CONTRAVENENO dessa cegueira funcional.

UMA CURVA ENTRE AS DISTÂNCIAS. Se, por um lado, é preciso ter um norte para percorrer o trajeto, por outro, a proposta é também desnortear. Porque acreditamos que é só, desnorteado, transitando à deriva é que se pode ver a cidade, enxergar ao revés dentro do nevoeiro onde em geral só se conduz aos lugares programados. Trata-se de um trajeto que não traça uma linha reta, funcional e objetiva, a ligar dois pontos. 
A Expedição PLANISFÉRIO é uma curva entre as distâncias, no sentido de que se trata de um descolamento que é um gasto_ um desgaste do olhar que apenas mira o ponto de chegada e não habita o caminho como um lugar.

Essa primeira Expedição PLANISFÉRIO é uma parceria do MAOU – Movimento Artístico de Ocupação Urbana com pessoas de São José dos Campos. A trajetória da Expedição, a ser realizada nos dias 10 E 11 DE DEZEMBRO, compreende a partida de Santo André, região metropolitana de São Paulo, onde surgiu o MAOU, indo até São José dos Campos. 
Essas duas cidades têm bastante em comum. A característica principal é serem ambas regiões de alta concentração industrial. O propósito da Expedição é realizar esse trânsito que é habitação do lugar_ em busca de enxergar São José dos Campos, em diálogo com a experiência do MAOU, em diversas ações de ocupação artística de espaços urbanos.

De antemão, é válido lembrar que São José dos Campos constitui-se historicamente como um lugar de passagem, uma via localizada_ “estrategicamente”, dizem, entre as duas maiores capitais do pais. Assim, da sombria cidade, com sanatórios a que vinham se tratar tuberculosos, até a cidade industrial, sede de importantes instituições técnico-científicas e atravessada pela Rodovia Dutra, São José dos Campos se consolidou como uma um lugar de passagem. Como tal, São José dos Campos parece se apresentar cada vez mais como um “não-lugar”, pode-se dizer. “O não-lugar é o contrário da utopia: existe e não alberga sociedade orgânica alguma. E que de dia para dia, acolhe cada vez mais pessoas.”, como explica Marc Augé. A Expedição visa flagrar em que medida é possível contrariar essa característica da cidade de São José dos Campos. A proposta é passar habitando_ propor a habitação e discutir a possibilidade de novas formas artísticas de se relacionar com o meio urbano.

A Expedição PLANISFÉRIO terá início no sábado às 10h na “Casa do Olhar” localizado na Rua Campos Sales- 414 Centro- em Santo André, a primeira  parada será no Atelier 132 – Rua Nilo 132 Vergueiro ao lado do Centro Cultural São Paulo-SP, em seguida segue para São José dos Campos, com chegada por volta do meio dia. Nessa cidade, percorrerá várias praças e outros locais públicos, com sua primeira ancoragem no SESC por volta das 14h para um almoço coletivo. Na parte da tarde, a proposta é reunir os expedicionários e realizar intervenções na cidade.
No domingo, começaremos pela Feira do Jardim Colonial às 10h, seguindo para a Zona Norte no Parque da Cidade, passando depois pelo centro e terminando com um bate-papo no Parque Vicentina Aranha.

Anúncios

“O M.A.O.U-Movimento Artístico de Ocupação Urbana agradece sua manifestação. Sua participação é importante para que os produtores culturais do movimento conheçam os anseios da sociedade”.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s