Arte ocupando o espaço urbano

Publicado: 16 de maio de 2011 em Uncategorized

Texto elaborado pela colaboradora Rosana Pinheiro:

O M.A.O.U – Movimento Artístico de Ocupação Urbana – realiza uma série de intervenções artística em prédios abandonados, como o de fábricas desativadas por exemplo, para promover a arte e a cultura entre os moradores das regiões recebidas pelo evento. O grupo também tem como objetivo, chamar a atenção das autoridades e da mídia para espaços mal utilizados, que poderiam ser transformados em áreas de lazer e promoção da cultura e educação para os moradores locais. O M.A.O.U. é formado por vários profissionais como jornalistas, designers, grafiteiros, sociólogos, entre outros, que na maioria das vezes usa recursos próprios para a realização das intervenções. Seu principal meio de divulgação dos eventos, e recrutamento de novos participantes são as redes sociais Facebook e Twitter, e o Blog do grupo: http://dialeticassensoriais.wordpress.com, que entre outras informações fornece data e local dos eventos, e fotos dos trabalhos já realizados.

A última ocupação artística promovida pelo grupo aconteceu dia 3 de abril de 2011 em Perus – SP, na Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (CBCPP). Essa foi a primeira fábrica de cimento do Brasil, e hoje se encontra completamente abandonada e em estado de deterioração avançado. Inaugurada em 1926 a fábrica foi palco de intenso movimento trabalhista a partir do início da década de 1960. Os trabalhadores reivindicavam por melhores condições de vida e de trabalho. A CBCPP foi completamente desativada em 1986 após já estar com as suas instalações parcialmente fechadas devido às greves constantes e a diversos problemas judiciais e dívidas com a União. A fábrica faz parte não só da história de Perus, mas também do Brasil, já que foi uma das fornecedoras de material para a construção da capital federal na década de 1950.

A intervenção dia 3 de abril espalhou por quase todos os ambientes da fábrica imagens e mensagens dos artistas. A diversidade de estilos é vasta, e as imagens contrastadas com as ruínas causam impacto. A fábrica se localiza na Rua Tiburno, sem número, no Jardim Adelfiore. Esta totalmente aberta e é de livre acesso para quem quiser visitar. Os moradores de Perus em sua maioria conhecem a fábrica e sabem exatamente onde está localizada. Porém nenhum dos entrevistados se mostrou familiarizados com o M.A.O.U. e nem com o evento realizado na CBCPP no último dia 3. A iniciativa do M.A.O.U. além de ser aberta a quem quiser participar, promovendo uma integração e comunicação entre artistas e profissionais de várias vertentes, também introduz uma discussão importante sobre a utilização do espaço urbano, e o acesso da população a arte e cultura. A divulgação desse trabalho é de extrema relevância para que a discussão possa se propagar e atingir os órgãos responsáveis pela realização das melhorias necessárias.

Fotos também feitas pela Rosana P

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

“O M.A.O.U-Movimento Artístico de Ocupação Urbana agradece sua manifestação. Sua participação é importante para que os produtores culturais do movimento conheçam os anseios da sociedade”.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s