Carta aberta à população de Perus e às autoridades municipais, estaduais e federais

Publicado: 4 de abril de 2011 em Uncategorized

O MAOU – Movimento Artístico de Ocupação Urbana bem como as seguintes entidades da sociedade civil de Perus, comunica aos moradores do distrito que neste domingo, dia 3 de março de 2011 artistas fizeram uma intervenção no interior e arredores da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus – CBCPP.
O objetivo da manifestação é chamar a atenção das autoridades e da mídia para o descaso com um patrimônio histórico e cultural que, ao invés de ser utilizado como equipamento público de lazer, cultura e educação, encontra-se em estado de completo abandono e deterioração acelerada.

A história da primeira fábrica de cimento do Brasil se confunde com a história do próprio bairro que, durante décadas, pagou um preço muito alto para que o produto do trabalho de gerações construísse boa parte do país, inclusive com significativa participação na construção da capital federal.

A luta dos trabalhadores (queixadas) por melhores condições de vida e de trabalho culminou, em pleno regime militar, com a mais longa greve da história sindical brasileira (sete anos). O resgate destas histórias paralelamente ao do patrimônio físico da fábrica como bem público e cultural de todos os brasileiros não pode e não deve acontecer sem a participação da comunidade local. Sendo assim exigimos imediatas providências no sentido da formação de um grupo de estudos de propostas para a viabilização de um centro cultural nas dependências da CBCPP integrada ao Parque Anhanguera.

Este equipamento, hoje nas mãos de particulares, seria um atrativo turístico com potencialidade de atrair a atenção e fornecer opções de trabalho, lazer, cultura e educação para os milhares de moradores de Perus, da capital e do estado de São Paulo, além de seu valor histórico de relevância nacional.

As intervenções artísticas vão continuar ocorrendo periodicamente e, na medida em que as áreas de risco forem sendo isoladas, convidaremos a população à participar e desfrutar deste espaço que, por direito, pertence a todos moradores e moradoras de Perus.

ASSINAM: MAOU – QUILOMBAQUE – ………….

Anúncios

“O M.A.O.U-Movimento Artístico de Ocupação Urbana agradece sua manifestação. Sua participação é importante para que os produtores culturais do movimento conheçam os anseios da sociedade”.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s