CARTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado: 27 de novembro de 2010 em Uncategorized

Vimos por meio desta esclarecer alguns pontos da Quinta Ocupação Artistica Pra Ti Cidade.

Hoje, cinco dia após a tentativa de realizar a ocupação “Pra Ti Cidade” estamos aqui fazendo uma avaliação desse ato. Primeiramente gostaríamos de agradecer a todos que participaram, especificamente aos coletivos artísticos municipais do ABC, os artistas da cena urbana de Atibaia, Sorocaba e artistas independentes em geral que compareceram.

A olho nu é fácil detectar lugares em ruínas no cenário urbano. Por meio de pesquisas, indicadores, informantes e colaboradores o Movimento Artístico de Ocupação Urbana (M.A.O.U.) tem a pretensão de pesquisar e sistematizar as ações nestes locais. Temos o conhecimento de grupos internacionais que conseguem apoio legal para utilizar o espaço abandonado/desativado, já no Brasil são inúmeros os artistas de grande potencial que não tem espaço para produzir suas obras, divulgar seu trabalho, trocar experiências, ouvir críticas e/ou até mesmo interagir no espaço. Para preencher esta lacuna surgiu o M.A.O.U. cujo objetivo principal é: transformar lugares abandonados em centros artísticos e culturais com o intuito também de aproximar a comunidade em seu entorno.
Para isso em setembro deste ano, o movimento se estruturou, ganhou força e representatividade junto aos artistas, poderes públicos e mídias especializadas.

As 10h já havia a concentração de cerca de 50 artistas na porta da fábrica , estes conseguiram entrar mas essa intervenção diferentemente da última foi reprimida. Num primeiro momento fizemos contato com a reitoria administrativa da universidade (USCS) – atual proprietária da antiga fábrica Coferraz – por e-mail e telefone, e o reitor foi solícito ao pedido, somente pediu para que formalizasse-o. Porém no dia da ocupação fomos notificados pela polícia através de um comunicado escrito – que qualquer pessoa do M.A.O.U. estava proibida de entrar no local – feito a mão, sem assinatura e sem identificação, portanto, sem valor legal. Nos retiramos pacificamente.

Para esclarecimento geral, o M.A.O.U. realizou vistorias nas fábricas Coferraz e Matarazzo em horários e dias distintos. Partindo do pressuposto que a prática da exploração urbana é considerada arriscada por ser pouco reconhecida como arte, nossa preocupação sempre foi garantir a segurança dos participantes.

Como já havíamos feito vistoria em outra fábrica próxima a Coferraz, resolvemos garantir a ação e migrar para esta fábrica, a Matarazzo. Cerca de 100 pessoas entraram no local e começaram a fazer a intervenção, porém um grupo que se identificou como policial reprimiu com ameaças e empunhando armas. Juntaram todos os ocupantes aos gritos dizendo que poderíamos até ter tomado tiros devido ser um local de treino deles.Depois de 20 minutos ouvindo gritos e xingamentos tentamos argumentar mas não havia diálogo, eles traçaram nosso caminho de volta com gritos e berros como se fossemos rebanhos desorientados.

Estamos aqui hoje para expressar nossa indignação com a maneira como fomos tratados e com a falta de respaldo das instâncias governamentais. Somos um movimento pacífico e propagador da arte, pessoas inclusive que usam de seus próprios recursos para esta intervenção em um local que em breve será demolido, enquanto eles nos reprimem com armas nós estamos com tintas e conhecimento.

Atenciosamente
Núcleo de comunicação- M.A.O.U
mas informações: https://dialeticasensoriais.wordpress.com/

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Anúncios
comentários

“O M.A.O.U-Movimento Artístico de Ocupação Urbana agradece sua manifestação. Sua participação é importante para que os produtores culturais do movimento conheçam os anseios da sociedade”.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s