Ocupação Artística vai para São Caetano

Publicado: 20 de novembro de 2010 em Uncategorized

Ocupação Artística vai para São Caetano

Depois de Santo André, agora é a vez da cidade de São Caetano do Sul, também no ABC paulista, receber um banho de tinta. É a quinta Ocupação Artística que irá acontecer no dia 29 de Novembro, usando como suporte mais uma fábrica abandonada na Avenida Goiás, sem número (em frente ao supermerdado extra).
Após o sucesso da quarta ocupação, que reuniu mais de 400 artistas, em setembro deste ano, o movimento de ocupações se estruturou, ganhou força e representatividade, junto aos artistas, poderes públicos e mídias especializadas. Dessa forma surgiu o “MAOU” (Movimento Artístico de Ocupação Urbana) com um único objetivo: transformar lugares abandonados em centros artísticos e culturais.
A escolha de São Caetano se deve ao fato de que a cidade fez parte do forte processo de industrialização no ABC, e estas fábricas pertencem a um roteiro geográfico que representa aquelas que foram, por muito tempo, grandes alimentadoras da economia do país.
Essa próxima intervenção, diferente da última, irá acolher aproximadamente 150 artistas, a redução no número é porque a fábrica escolhida dessa vez não comporta tantos participantes. “A partir do momento que o movimento se estruturou, uma das nossas maiores preocupações é a segurança dos participantes”, afirma Moisés Patrício, organizador da ocupação. Segundo ele, o foco agora vai muito além da arte, o grande objetivo é levar as comunidades próximas para intervir junto.
Tal postura fica nítida quando olhamos para a estruturação do movimento, formada por  educadores, jornalistas, designers, sociólogos etc. “Queremos ser reconhecidos como um agente transformador, o MAOU tem o dever de mostrar para as pessoas o que está acontecendo no quintal das casas delas, o descaso, o abandono, e como podemos, juntos, transformar um lugar teoricamente destruído em algo belo e útil”, diz Moisés.
O meio de divulgação principal são as redes sociais, o grupo atualmente possui blog, perfil no Facebook e Twitter, e acredita que o uso das mídias digitais é o primeiro exemplo de como agir com a cidade, sem sujeira e desperdício.

Todos podem participar, basta confirmar a presença enviando um e-mail para: contatomaou@yahoo.com.br

Perfil do Facebook:

http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001528869888&v=info

Twitter:

http://www.twiter.com/maou_br 

Localização no Google Maps
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&tab=wl

Anúncios

“O M.A.O.U-Movimento Artístico de Ocupação Urbana agradece sua manifestação. Sua participação é importante para que os produtores culturais do movimento conheçam os anseios da sociedade”.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s